segunda-feira, 8 de julho de 2013

Calor no Algarve e um gaspacho

Algarve, muito calor e já uma atmosfera de férias, é bom ver as nossas praias cheias, em tempos de crise, os algarvios agradecem .
 Mas é preciso ter cuidado com o sol, nas férias , muitos pais deixam-se ficar pela praia nas horas de maior calor, com crianças muito pequenas. Todos os anos constato isso.
Sempre gostei de chegar à praia muito cedo, sentir o ar muito leve e límpido com um cheiro inconfundível a maresia , a praia quase deserta, as gaivotas voando sobre o mar e mergulhando à procura do pequeno almoço. Tudo isto foi uma etapa da minha vida, hoje  já não faço praia mas gosto de ao fim da tarde dar uma caminhada à beira mar e nas horas de maior calor fico em casa com um livro.O verão convida à leitura e a um almoço fresco no terraço, então sabe bem um gaspacho com sardinhas assadas ou carapaus alimados , gastronomia bem algarvia .
Para o gaspacho começo por cortar aos cubinhos, tomate , pepino, pimento, cebola e alho, coloco tudo dentro de uma saladeira grande e tempero com orégãos, sal e umas duas gotinhas de vinagre rego tudo com azeite e misturo bem, acrescento água fresca  suficiente e coloco quadrados pequenos de pão caseiro .Os alentejanos acompanham com presunto ou salpicão, é também delicioso com figos maduros.
Bom apetite !

2 comentários:

  1. Gosto tanto !!! E com este calor apetece mesmo :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No verão apetece sempre. Nas férias vai haver gaspacho. Beijinhos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...